sexta-feira, 16 de maio de 2008

TARTARUGAS... MÁS.

Dizem por aí que as tartarugas estão em extinção, mas não é verdade, pelo menos em nossa cidade. Pois o que podemos observar pelas ruas do centro e avenidas. Os famosos redutores de velocidade, os amarelinhos instalados recentemente por toda a cidade. Estão fazendo motoristas e pedestres, virarem acrobatas, e arriscarem-se entre uma e outra, desviando e circulando em torno, como no caso da RUA ITAPIRU. Talvez tenha reduzido o numero de acidentes de automóvel, mas com certeza o de pedestres aumentou, infelizmente não fazem Boletim de Ocorrência, mas se fizer uma pesquisa vai ter um numero grande de tropeções e quedas. Inclusive testemunhei pessoalmente dois, um sendo de causa grave. Pode conferir com o Resgate dos Bombeiros no domingo de manhã na feira por volta das 11h30min, dia 30/04/2008. Uma senhora tropeçou na tartaruga que se encontrava pelo meio da Rua John Kennedy, caindo e machucando a perna, sendo necessário à presença do resgate para poder retirar a Senhora do local. Situação esta que é no mínimo hilária e triste ao mesmo tempo, pois como alguém que transita por uma feira, tem como ficar observando as bancas e ao mesmo tempo ficar olhando ao chão para ver uma bendita tartaruga, inclusive algumas até tentaram proteger dos pedestres colocando cones de sinalização sobre elas. Assim o pessoal não ficaria chutando as coitadinhas das tartarugas. O interessante que minutos depois que a senhora havia sido retirada do local, outro senhor tropeçou sobre a mesma e quase caiu também. Não sei se a feira está em lugar indevido ou as tartarugas. Eu sei que as tartarugas vieram depois e é de responsabilidade do poder publico velar pela integridade física do cidadão. Principalmente de pessoas idosas que não tem condições e destreza suficiente para ficar se preocupando com a incapacidade de alguns que pensam para a prancheta e cálculos e esquecem que estão lidando com seres humanos frágeis.

VALTER BERLOFA LUCAS
PASTORAL FÉ POLÍTICA
“DESENVOLVENDO A CIDADANIA”
SIGA O SEMÁFORO


Todos os jornais de nossa cidade estão divulgando amplamente as verbas que estão sendo enviadas através dos deputados para investir em nossa cidade, valores em milhões de reais, temos verbas para a Estância Turística, temos verbas para asfaltar ruas, reformar praças, instalação dos “Jardins de Semáforos”, há você não sabe aonde é sito a esquina da prefeitura com o cemitério, para quem desconhece। Agora temos os “Canteiros de Semáforos”, pra quem não sabe é na Rua Rio Branco a partir da esquina da Rua 9 de Julho até a rodoviária। E temos os canteiros de semáforos do Cemitério da Saudade até o antigo depósito das Lojas CEM। Depois temos do Shopping até a rua Prudente de Moraes। O cidadão que ir a rodoviária, e só seguir pela Rua Rio Branco e quando não tiver mais semáforo já chegou simples, pois não siga as placas se não meu amigo você vai acabar passando pelo sinal vermelho, não dá tempo entendi ou presta atenção no sinal ou nas placas, uma coisa ou outra। Está vindo de Campinas, e quer ir até a prefeitura, não se apure, chegando ao antigo depósito das Lojas Cem, siga contando o semáforo depois do 60° sinaleiro, não ainda não, vá até o 64° e pronto está na Prefeitura, há tem que contar dos dois lados se não dá certo cálculo। Até é uma forma de distração, puxa agora que me lembrei, só faço uma observação não contei os de pedestres. Agora estou na duvida será que contei certo, acho que preciso voltar a fazer o trajeto novamente. Nada bom nada bom mesmo. Tem que conferir novamente, sabe dá um trabalho prestar atenção no semáforo, no carro da frente, nas curvas, nas tartarugas, nos pedestres e etc.
Valter Berlofa Lucas
Pastoral Fé e Política
“Desenvolvendo a Cidadania”

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Artigos

LEITURA DE INICIAIS POLÍTICAS

A nova comunicação lançada em nossa câmara municipal saltense, por um legislador, vem agora com referidas iniciais dos nomes pelo qual quer se referir. Aqueles que ele não vai muito com a cara em outras palavras. Vou explicar é que o L.C.B não pronuncia mais o nome de quem ele pretende responder as criticas que lhe faz. Talvez pensando em não se comprometer, ainda mais. Como nós também não queremos nos comprometer, vamos salvaguardar da mesma forma com este trato inovador e de uma inteligência única, como originalidade premiada. Para os curiosos que gostariam de saber quem é o dono das iniciais, deverá apresentar um oficio solicitando a presidente R.C.P. da C. da E. T. de S., pois somente assim o nome será revelado, além do mais se deverá urgentemente ser contratado um tradutor de iniciais na câmara a partir da próxima sessão. Pois como o caro leitor está boiando agora, nós também ficamos durante a última sessão. Talvez as faculdades saltenses criem um novo curso para Tradutor de Iniciais. O projeto da prefeitura de Planos e Carreiras já está defasado, deveria ser acrescentado este novo profissional, pois ficará em falta com a cidade nos discursos que virão para as próximas eleições. Vou precisar de um curso rápido e urgente para poder acompanhar as sessões da C. da E. T. de S. me acuda, por favor, alguém conhece algum tradutor?

V.B.L
PFP
“Desenvolvendo a Cidadania”